Theory of Subjectivity from a Cultural-Historical Standpoint: González Rey’s Legacy (2021)

 Theory of Subjectivity from a Cultural-Historical Standpoint: González  Rey's Legacy (Perspectives in Cultural-Historical Research Book 9) (English  Edition) - eBooks em Inglês na Amazon.com.br

 

Organizadores: Daniel Magalhães Goulart, Albertina Mitjáns Martínez e Megan Adams

This book examines key ideas related to the Theory of Subjectivity within a cultural-historical approach. It brings together the intellectual contributions made by Professor Fernando González Rey (1949–2019) towards understanding human subjectivity, and emphasizing their unfolding in different fields and contexts. The book addresses the genesis and development of González Rey’s work, articulating this discussion with the author’s biography. González Rey’s main scientific contribution is the Theory of Subjectivity in a cultural-historical perspective, which is inseparable from Qualitative Epistemology and from its constructive-interpretive methodological expression. The book presents and discusses González Rey’s contributions to different contexts and fields, such as psychological research, education, cultural-historical psychology, human development, motivation, human health and psychotherapy. This book brings together examples of how these ideas have been employed and developed in different fields and contexts.

 

Link

 


 

Estudos da subjetividade: uma aproximação interdisciplinar (2020)

 

 

Organizador: José Fernando Patino Torres

Prologuista: Daniel Magalhães Goulart

Esta obra reúne trabalhos de pesquisa teórica e de campo, desde uma aproximação interdisciplinar, inspirados pela Teoria da Subjetividade e a Epistemologia Qualitativa de González Rey. Trata-se de um exercício de escrita científica coletiva, ao interior do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom) da Universidade Federal do Tocantins, que abordou temáticas contemporâneas tais como a saúde mental na universidade e no mundo do trabalho, a subjetivação dentro do capitalismo das organizações públicas, a pós-verdade no jornalismo e na subjetividade digital, e a relação entre esporte e gênero no desenvolvimento subjetivo. Com este livro, pretende-se aportar ao debate científico de problemáticas atuais, mostrando o valor heurístico da subjetividade para a pesquisa e a prática profissional interdisciplinar.

LINK

 


 

Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática professional (2020)

 

 

Organizadores: Albertina Mitjáns Martínez, Maria Carmen Tacca e Roberto Valdés Puentes

Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional é uma contribuição importante ao desenvolvimento e ao avanço da Teoria da Subjetividade, formulada por Fernando Luis González Rey (1949-2019). Trata-se, por um lado, da expressão do legado do pensamento e da obra do autor e, por outro, da síntese do resultado das últimas pesquisas realizadas com base nas ideias por ele desenvolvidas, o que mostra o empenho de seus seguidores em continuar aprimorando os conceitos principais da teoria.

LINK

 


 

Subjectivity within Cultural-Historical approach: Theory, Methodology and Research (2019)

 

Organizadores: Fernando González Rey, Albertina Mitjáns Martínez, Daniel Magalhães Goulart 

This book offers a theoretical and epistemological-methodological framework as an alternative approach to the instrumental-descriptive methodology that has prevailed in psychology to date. It discusses the differences between the proposed approach and other theoretical and methodological positions, such as discourse analysis, phenomenology and hermeneutics. Further, it puts forward a proposal that allows the demands of studying subjectivity to be addressed from a cultural-historical standpoint.
The book mainly highlights case studies that have been conducted in various countries, and which employ or depart from the theoretical, epistemological and methodological proposals that guide this book. The research discussed here introduces readers to new discussions on theoretical and methodological issues in subjectivity that have increasingly attracted interest.

LINK 

 

 




Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade: Discussões sobre Educação e Saúde (2019)


 

 

Organizadores: Albertina Mitjáns Martínez, Fernando González Rey, Roberto Valdés Puentes

Os temas centrais do presente livro são Epistemologia Qualitativa, Teoria da Subjetividade e Metodologia Construtivo-Interpretativa, tomando pelo ângulo da pesquisa em educação e saúde. O objetivo é mostrar o estado atual dos estudos nesses campos, vinte anos depois que se idealizador, Fernando González Rey, estabeleceu os conceitos, bem como as teses e os pressupostos teóricos e metodológicos principais no livro Epistemología Cualitativa y Subjetividad (1997). O livro reúne os nove textos das mesas redondas organizadas por ocasião do I Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2017 no Centro Universitário de Brasília, e que teve com propósito comemorar essas duas décadas de intenso trabalho no desenvolvimento da proposta teórica, epistemológica e metodológica elaborada pelo professor Fernando González Rey e seus seguidores, bem como estabelecer uma discussão sobre essa proposta e sua utilização nas pesquisas e na prática profissional nos campos da educação e da saúde. 




 

 

Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco (2019)

 

Organizadores: Maria Carmen Tacca, Albertina Mitjáns Martínez, Fernando Luis González Rey e Cristina M. Madeira Coelho 

A intenção nas argumentações de cada capítulo que compõe este livro é mostrar que o desenvolvimento subjetivo é a grande possibilidade quando se trata de avançar na compreensão de processos educativos inovadores ou daqueles conflitantes e desafiadores. Dessa forma, é ele que possibilitará a emergência do aprendiz como sujeito ou agente de sua ação, ou seja, é a pessoa que, ao vivenciar os singulares processos de aprender e se desenvolver, produz recursos subjetivos próprios que vão permitir o enfrentamento dos desafios que, muitas vezes, se interpõem.

LINK






Aprendizagem criativa da leitura e da escrita e desenvolvimento: Princípios e estratégias do trabalho pedagógico (2019)

 

AutoresLuciana Soares MunizAlbertina Mitjáns Martínez.

A leitura e a escrita estão presentes na sociedade, e cada vez mais somos convidados a pensar sobre os processos que perfazem sua aprendizagem e a forma como as utilizamos em nosso cotidiano. Ademais, a criatividade tem sido posta como essencial para o contexto escolar, o que nos invita a pensar tanto em que consiste como nas possibilidades de favorecer a sua emergência no contexto escolar.

Pensando nisso, as autoras desta obra apresentam uma nova concepção tanto da aprendizagem da leitura e da escrita quanto do desenvolvimento da criança, possibilitando a compreensão das inter-relações entre um tipo específico da aprendizagem e o desenvolvimento do aprendiz. O leitor encontrará de forma detalhada e atrativa o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de Murilo, Adriana e Gabriel, durante seus dois primeiros anos do ensino fundamental, e como esse processo de aprender criativamente possibilitou mudanças significativas nos seus modos de experienciar e agir na vida cotidiana, tanto na escola como fora dela. O livro mostra os desdobramentos que têm essa nova compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento para o delineamento e a fundamentação de práticas pedagógicas potencialmente favorecedoras da aprendizagem criativa e do desenvolvimento da subjetividade dos estudantes, revelando um amplo conjunto de estratégias, procedimentos e instrumentos que podem ser utilizados criativamente pelos professores.

Este livro, pelo relevante tema que aborda e pelas novas concepções que apresenta, constitui um convite para a reflexão crítica e criativa, para o diálogo produtivo e especialmente para transformações na prática pedagógica. Ele pode ser de interesse e utilidade para pesquisadores, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pais, estudantes de graduação e pós-graduação, enfim, para todos aqueles que estejam interessados em que a aprendizagem da leitura e da escrita torne-se realmente uma importante base para novas e mais complexas aprendizagens, sendo uma enorme motivação promotora de desenvolvimento.

LINK




 

 

Formação de Educadores e Psicólogos: Contribuições e Desafios da Subjetividade na Perspectiva Cultural-Histórica (2019)

 

 

OrganizadoresMaristela Rossato, Vannúzia Leal Andrade Peres.

O livro Formação de educadores e psicólogos: contribuições e desafios da subjetividade na perspectiva cultural-histórica é resultado de uma construção coletiva do GT Subjetividade, Ensino e Aprendizagem da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia – Anpepp. A obra coloca em evidência as contribuições e os desafios que emergem do processo de reflexão e consolidação da Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica, desenvolvida por Fernando Luis González Rey. O reconhecimento da formação como processo de produção e desenvolvimento subjetivo é o fio que entretece todos os capítulos deste livro, possibilitando ao leitor compreender por que há tanta dissonância entre formação e atuação profissional.

LINK

 

 


 

 

Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: Avançando na contribuição da leitura Cultural-Histórica (2017)

 

AutoresAlbertina Mitjáns Martinéz, Fernando González Rey 

No livro “Psicologia, educação e aprendizagem escolar”, avançado na contribuição da leitura cultural-histórica, Albertina Mitjáns Martínez e Fernando González Rey, a partir de uma concepção complexa da aprendizagem escolar, fundamentada nas noções de subjetividade, subjetividade social e desenvolvimento subjetivo, permitem um avanço crítico no âmbito e no âmago da Psicologia, em suas concepções e práticas no campo da educação.

 

LINK






Subjetividade: Teoria, epistemologia e método (2017)

 

 

Autores: Fernando Luis González Rey e Albertina Mitjáns Martínez

Esta obra representa uma contribuição madura dos autores, que têm organizado e desenvolvido essa linha de trabalho durante mais de 20 anos. Apresentam-se nela novas reflexões sobre a relação entre Teoria da Subjetividade, Epistemologia Qualitativa e Metodologia construtivo-interpretativa que se aprofundam, de forma simultânea e didática, no processo de construção da informação encarado dessa perspectiva.

 

LINK 







Diálogos com a Teoria da Subjetividade: Reflexões e Pesquisas (2017)



Organizadores: Luciana de Oliveira Campolina, Valéria Deusdará Mori

O livro Diálogos com a teoria da subjetividade: reflexões e pesquisas organizado por Luciana de Oliveira Campolina e Valéria Deusdará Mori contempla capítulos de diferentes autores que empreenderam diálogos com a teoria cultural-histórica da subjetividade proposta por Fernando Luis González Rey. 

 

LINK






Subjetividade Contemporânea: Discussões epistemológicas e metodológicas (2014)



Organizadores: Albertina Mitjáns Martínez, Mauricio Neubern e Valéria Deusdará Mori

O livro tem como foco a discussão dos problemas e os desafios epistemológicos e metodológicos que a complexidade da subjetividade coloca para aqueles que trabalham com o tema, não apenas como objeto de pesquisa em diferentes campos, mas, também, em processos de avaliação e de intervenção psicossocial. Desenvolvido com amplitude e diversidade consideráveis, privilegia a discussão da Epistemologia Qualitativa elaborada por González Rey e seus desdobramentos metodológicos, tendo como eixo a sua novidade como forma diferenciada de produção de conhecimento acerca da subjetividade e sua pertinência para o estudo desta.

 

LINK








La personalidad: su educación y desarrollo (1989)



Autores: Fernando González Rey e Albertina Mitjáns Martínez

En el presente libro se pretende analizar la personalidad del hombre, sus formaciones y mecanismos essenciales en tres esferas fundamentales de expresión de la personalidad: la moral, la de su orientacion cognitiva y profesional, y la salud, esferas estrechamente vinculadas, que aparecen como un fenomeno único en el hombre como sujeto del comportamiento.


Livro completo: Link