Diário de Ideias (2020)



Autora: Luciana Muniz

Aprender a ler e a escrever com ênfase na emergência da criatividade nesse processo é um desafio que vivemos com a experiência com o Diário de ideias. Por que aprender criativamente a ler e a escrever? Com múltiplas possibilidades de respostas, é possível considerar que neste tipo de aprendizagem o estudante pode atuar com o que aprendeu na vida, experienciar um processo autoral, protagonista e de geração de ideias próprias e novas que transcendem o que está posto, bem como ter relação lúdica com o aprender, em um processo de aprendizagem profundo que favorece o desenvolvimento da subjetividade. 

Neste viés, com a presente obra, apresenta-se ao leitor a experiência do Diário de ideias como uma forma de favorecer tipos de aprendizagens mais complexas, como a aprendizagem criativa dos processos de ler e escrever, em um exercício que invita a todos os participantes do processo, estudantes, familiares e professores, dentre outros, a serem agentes ou sujeitos do ensino e da aprendizagem. No Diário de ideias, está presente a escuta sensível, atenta e interessada para as narrativas e os registros dos aprendizes, para as possibilidades da diversidade da linguagem infantil, para as investigações próprias das crianças sobre o universo da leitura e da escrita.

O leitor encontrará um livro/diário para viver a experiência de ler e escrever como autor, com ênfase na produção de ideias próprias. A própria capa do livro contém um espaço destinado à escrita do nome para o leitor/autor. Este livro, pelo relevante tema que aborda e pela proposta inovadora da experiência com o diário de ideias, constitui um convite para a reflexão crítica e criativa, para o diálogo produtivo e especialmente para transformações na prática pedagógica. Ele pode ser de interesse e utilidade para pesquisadores, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pais, estudantes de graduação e pós-graduação, enfim, para todos aqueles que estejam interessados em que a aprendizagem da leitura e da escrita se torne realmente uma importante base para novas e mais complexas aprendizagens, sendo uma enorme motivação promotora de desenvolvimento. 

 

>>LINK




 

 

Subjectivity and Critical Mental Health: Lessons from Brazil (2019)



Autor: Daniel Magalhães Goulart

Subjectivity and Critical Mental Health: Lessons from Brazil presents and discusses subjectivity as a key concept to challenge the individualized and reified perspective that psychology and mental health studies have traditionally sustained. Situated against the maintenance of hierarchical, unilateral and objectifying relations within mental health, this book is a timely and necessary critical intervention.

Drawing on González Rey’s cultural-historical theory of subjectivity, the author constructs points of convergence with critical social psychology, as well as with some critiques from traditional psychiatry based on antipsychiatry. Using empirical findings from original research undertaken in Brazilian community mental health services, a complex articulation between mental health, education and subjective development is proposed by emphasizing a unified research/professional practice, based on an ethics of the subject. Ending by examining possible alternatives for critical mental health that engage with culture and society, the book sets the stage for further re-thinking of research and practice within the critical mental health field.

Accessibly written, the interdisciplinary nature of the text should also make this book fascinating reading for students and academics interested in critical psychology, post-colonial studies, mental health and education alike.

>>LINK






Saúde Mental, Desenvolvimento e Subjetividade: Da Patologização da Vida à Ética do Sujeito (2019)



Autor: Daniel Magalhães Goulart

Com o livro Saúde Mental, Desenvolvimento e Subjetividade: da patologização à ética do sujeito, Daniel Goulart nos oferece um passo à frente na leitura crítica sobre a atenção à saúde mental. Articula este campo à educação e ao desenvolvimento subjetivo e os sustenta em uma ética do sujeito. Critica o que chama de nova institucionalização; rejeita os dogmatismos e combate a patologização que tem marcado nossas práticas e pesquisas no campo da saúde mental. Sua busca é da construção de alternativas teóricas à fragmentação dos processos humanos e para isto nos oferece a subjetividade como ferramenta teórica crítica para o campo, articulando pesquisa e prática profissional. Uma contribuição significativa ao avanço da luta antimanicomial!

 

>>LINK







Subjetividade e Psicologia Jurídica (2018)



Autora: Vannúzia Leal Andrade Peres 

A autora apresenta um novo modelo teórico de abordagem do litígio de famílias pela guarda dos filhos na perspectiva da teoria cultural histórica da subjetividade.

Desenvolvida pelo teórico cubano Fernando Luiz González Rey, essa teoria possibilita compreender e explicar processos singulares de constituição do litígio e intervir nesses processos sem reduzir o indivíduo a classificações universais e deterministas ou a qualquer patologia do discurso dominante.

A autora i) mostra ao leitor o caminho pelo qual foi se aproximando da teoria da subjetividade, especialmente no contexto do litígio de famílias pela guarda dos filhos, ii) apresenta o modelo de perícia psicológica desenvolvido por ela nessa perspectiva e iii) expõe fragmentos de análises de processos singulares de acusação de abuso e de alienação parental, dando visibilidade às emoções implicadas no conflito que representa o litígio.

A convite, Eduardo Gonçalves Rocha, jurista e professor de Direito da Universidade Federal de Goiás, expõe a sua problematização sobre o sujeito de direito a partir de análise da teoria constitucional-democrática sob a ótica da teoria da subjetividade.

A problematização do jurista ecoa na ideia do sujeito do litígio, foco da intervenção como um processo educativo, apresentado pela autora. Com a intervenção, os ex-cônjuges são provocados a reconhecer e assumir suas emoções referentes ao conflito e construir alternativas criativas ao litígio.

>>LINK