A leitura e a escrita estão presentes na sociedade, e cada vez mais somos convidados a pensar sobre os processos que perfazem sua aprendizagem e a forma como as utilizamos em nosso cotidiano. Ademais, a criatividade tem sido posta como essencial para o contexto escolar, o que nos invita a pensar tanto em que consiste como nas possibilidades de favorecer a sua emergência no contexto escolar.
Pensando nisso, as autoras desta obra apresentam uma nova concepção tanto da aprendizagem da leitura e da escrita quanto do desenvolvimento da criança, possibilitando a compreensão das inter-relações entre um tipo específico da aprendizagem e o desenvolvimento do aprendiz. O leitor encontrará de forma detalhada e atrativa o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de Murilo, Adriana e Gabriel, durante seus dois primeiros anos do ensino fundamental, e como esse processo de aprender criativamente possibilitou mudanças significativas nos seus modos de experienciar e agir na vida cotidiana, tanto na escola como fora dela. O livro mostra os desdobramentos que têm essa nova compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento para o delineamento e a fundamentação de práticas pedagógicas potencialmente favorecedoras da aprendizagem criativa e do desenvolvimento da subjetividade dos estudantes, revelando um amplo conjunto de estratégias, procedimentos e instrumentos que podem ser utilizados criativamente pelos professores.
Este livro, pelo relevante tema que aborda e pelas novas concepções que apresenta, constitui um convite para a reflexão crítica e criativa, para o diálogo produtivo e especialmente para transformações na prática pedagógica. Ele pode ser de interesse e utilidade para pesquisadores, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pais, estudantes de graduação e pós-graduação, enfim, para todos aqueles que estejam interessados em que a aprendizagem da leitura e da escrita torne-se realmente uma importante base para novas e mais complexas aprendizagens, sendo uma enorme motivação promotora de desenvolvimento.